quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Viver é bom, na curva da estrada

Boa tarde, queridos e queridas!

Ontem não postei, confesso que ontem fiquei super desconcentrada, com a cabeça nas nuvens, daí deixei pra escrever hoje, já estava com saudade! rs.

"Viver é bom, na curva da estrada, solidão que nada", já dizia Cazuza, em um dos seus grandes sucessos. Impulsividade... é sobre o que eu vou falar hoje.


Curva da estrada da vida. Sem freios. Quem nunca curtiu uma loucura dessas alguma vez na vida que atire a primeira pedra, né? Viver todas as coisas de corpo e alma e mente, sem pensar minimamente o que se está fazendo. Que delícia é sair de casa e fazer o que se bem quer, falar na hora que achar conveniente, ou até mesmo sem achar conveniente. Simplesmente por falar, por se auto-julgar ser sincero e dizer tudo 'na cara'.
Voltar a hora que quiser, beber todas as bebidas e ficar super louco, beijar variadas bocas em um uma noite, dançar até não aguentar mais, zuar todas; enfim, experimentar vislumbres daquilo que chamam 'liberdade'. Hein? Quem nunca extravasou desse jeito alguma vez na vida?

É muito bom sentir a sensação de liberdade, de escolha própria, livre-arbítrio. Eu que o diga! Porém quando se vive nessas condições em que está mais ou menos 180 km/h nessa 'estrada'  no qual estou dizendo, corremos riscos, assim como todos os motoristas que andam imprudentementes no trânsito.
A impulsividade nos leva a fazer coisas sem base em nossa vida. Até passo a trocar o termo impulsivo por automático, já que a pessoa age de maneira que nem percebe.
As pessoas automáticas tendem a usar o instinto pra tomar atitudes, não tem controle sobre suas emoções, soltam tudo que necessitam expor, como se fossem um vulcão em erupção. Certas atitudes determinam as pessoas impulsivas, como: falam sem pensar, falam demais, falam muito rápido, respiram aceleradamente, geralmente falam mais do que ouvem, estão sempre com pressa ou agitadas, se expõem independente da situação, ou seja, não considera o momento para falar, se expõe com pessoas desconhecidas, ou até mesmo conhecidas, porém fala demais de si mesma.


Não vejo muitas vantagens na vida em ser uma pessoa impulsiva, já que tento o máximo buscar o equilíbrio, seja ele qual for. Temos momentos na vida em que desejamos mesmo extravasar, sem pensar nas consequências, sem pensar quem pode se magoar com algumas de nossas atitudes. Surgem daí, conflitos. Brigamos com quem gostamos, por um simples gesto ou palavra sem pensar, magoamos pessoas, decepcionamos nós mesmos, atritamos com vários outros tipos de culturas, hábitos, nos stressamos à toa e daí podemos alterar nossa saúde, justamente por nossa mente impulsionada por essa força vital automática. E isso não é legal. O legal é respeitar a visão de cada um, esperar a sua vez de falar, de ser, de se mostrar. Isso me lembra uma frase de Shakespeare mais ou menos assim: "Não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte." Enfim, o mundo, as pessoas, não vão estar sempre prontos a nos ouvir, nem sempre prontos a concordar conosco e nem sempre prontos a nos ajudar.

Claro que temos situações onde devemos ser rápidos, ágeis, ter um impulso rápido, mais que isso seja usado de forma positiva. Que seja para sair de um problema, que seja para ter uma atitude de decisão à uma coisa que necessitávamos colocar um ponto final em nossa vida.
Eu mesmo, nas vezes que eu cometi "burradas" na minha vida, foi por pura impulsividade. Não pensei nas consequências das minhas palavras e muito menos das minhas atitudes. E sofri dias com as consequências. Daí eu percebi que eu posso sim, ter um equilíbrio de mim mesma. Pensar antes de agir e falar, saber a hora certa de Ser, sem perder a minha liberdade, sem magoar pessoas, sem me decepcionar, sem stress e explosões, e sem deixar de curtir a vida, é claro.


"Acho que sou bastante forte para sair de todas as situações em que entrei, embora tenha sido suficientemente fraco para entrar." Caio F.


Hum, gostaram do post de hoje? Espero que sim. O que seria de mim escrevendo se vocês não lessem? De nada iria adiantar! ;D
Hoje dei uma breve revisadinha no texto, mais que fique claro que os erros vocês devem me perdoar né? *-*

Até mais ver, galera.
Beijo enorme da lih ;*

Um comentário:

  1. adorei lie, todos agimos varias vezes com impulsividade. Temos que pensar 2 ou mais vezes até, antes de agir.

    Lie, adorei *-*
    beijão

    ResponderExcluir